DECORANDO COM MADEIRA SUSTENTÁVEL
É muito importante adquirir somente artigos de madeira certificada, pois isso significa que ela foi retirada da natureza de forma sustentável e sem maiores danos ao meio ambiente. Saiba mais.
Numa realidade em que muitos problemas ambientes são evidenciados é preciso estar atento e fazer a sua parte. A madeira, por exemplo, é um item essencial para construir e decorar e existe muita madeira ilegal, vinda de áreas proibidas de exploração e retiradas de forma não sustentável. Por isso, na hora de comprar madeira, objetos de madeira, é importante saber se o tipo de madeira que você está adquirindo segue as normas dos chamados Selos Verdes. Isso pode garantir a qualidade do material e é uma garantia da origem ecologicamente corretado do produto.

Uma opção muito boa e de baixo custo, é a construção e decoração com o bambu, bastante usado na cultura oriental. Ele proporciona uma aparência rústica e sofisticada, tem diversas anternativas de uso, além de ser inofensivo à natureza.

O pinus e o eucalipto também são duas opções para a construção com baixo impacto ambiental. Ambas tem o tempo de plantio entre 10 a 15 anos. Por outro lado, o mogno, a cerejeira e a imbuia são tipos a serem evitado, pois são ameaçados de extinção.

Outra opção é a teca, resistente a fungos e bactérias, a Tectona grandis tem origem asiática e tem ótima qualidade, muito utilizada para painéis e construção de decks.

Há ainda a opção de utilizar madeira de demolição, uma ótima alternativa para quem se preocupada com o meio ambiente, além de ser super efetiva na decoração e versátil quanto a utilização, tanto nos móveis quanto nos revestimentos. Já estão bem difundidas no mercado e são facilmente encontradas para compra.

Fonte: Get Ninjas