A vida útil e a durabilidade do MDF dependem de vários cuidados que devemos ter, tanto com os móveis já finalizados quanto no manuseio e trabalho com as chapas.
Confira a seguir algumas dicas que vão ajudar a manter a sua peça sempre bonita e resistente, sem dores de cabeça:
Mantenha longe da água
A água é o inimigo número um do MDF. Portanto, não deixe o móvel por muito tempo em ambientes úmidos ou expostos a goteiras. Caso contrário, com o tempo, certamente a chapa apresentará inchaço, alterações e outros problemas.

Muito sol? Também não
A exposição exagerada à luz do sol ou a fontes de calor intenso no dia a dia prejudica, pois algumas características da chapa são perdidas, acarretando manchas, amarelamento das bordas e variações de tamanho.

Evite os ataques
Em condições normais, os painéis estão isentos de mofo, presença de cupins e outros inconvenientes. Mas os ataques ocorrem se houver alta umidade, muito calor, pouca luz, ausência de ventilação etc. O combate periódico aos insetos e micro-organismos, com rotinas de limpeza e ventilação, dificulta a proliferação das colônias.

Batidas
Choques mecânicos frequentes, mesmo que não tão fortes, podem prejudicar as fibras do material, fazendo com que partículas se soltem e alterando sua estrutura. Neste caso, rachaduras podem acontecer, assim como danos nos cantos da peça, além do deslocamento da fita de borda.

Cuidado com o peso
O excesso de peso em prateleiras vazadas (sem fundo) não é recomendado. Uma estrutura de MDF com 80 cm de comprimento e sem pontos de apoio pode não suportar peso superior a 4,5 kg sem empenar. Fique atento em relação a isso.
Independente do tipo de carga aplicada, estar sujeito ao empenamento é comum em materiais desse tipo. Portanto, a avaliação estrutural do projeto é recomendada se houver suspeitas.

Jamais aplique solventes
Um dos erros mais comuns é utilizar produtos nocivos durante a limpeza. Misturas com querosene, por exemplo, provocam danos irreversíveis.
Na limpeza da face revestida, recomenda-se o uso de uma flanela limpa e seca ou um pano umedecido em água ou detergente neutro, se necessário. Para remoção de manchas, utilize um pano umedecido com solução de água e álcool. Nunca utilize produtos abrasivos, como saponáceos, esponjas de aço e outros.

Fonte: arauco paineis