A madeira é um dos itens mais utilizados na construção civil e na arquitetura há centenas de anos. Por ser um material resistente, é empregada em estruturas e revestimentos, auxiliando no isolamento acústico e térmico da residência. Além de suas funções estruturais, a madeira é um material com alto apelo estético e pode agregar valor à sua residência dependendo de sua qualidade.

Os diversos fatores positivos como durabilidade, resistência e fácil manutenção contribuem para a utilização do material. Seus usos cada vez mais, têm sido fiscalizados e regulamentados, com o objetivo de torná-la um produto sustentável, podendo ser extraída apenas de zonas de reflorestamento, o que garante maior segurança e bom uso dos recursos naturais.

A extensa gama de tons provenientes de espécies variadas de árvores, pode trazer equilíbrio à sua residência, ajudar a compor ambientes, revestir pisos, paredes e ser utilizado em portas e janelas. É justamente durante o período de planejamento do projeto, que entendemos a importância da escolha da madeira em detalhes como a porta de entrada. Deste modo, é possível perceber o quanto ela influencia no conjunto da obra e como ela pode traduzir o estilo do morador. Por este motivo, apresentamos importantes questões que poderão te ajudar ao escolher a porta de madeira ideal para sua casa, suas vantagens e desvantagens. Vamos lá?!

Tudo que você precisa saber sobre portas de madeira!
A madeira permite um equilíbrio entre estruturas em concreto, tijolos ou vidro, no entanto, seu desenho tem que estar de acordo com o projeto da residência. O material pode estar em alguns detalhes como também ser o grande destaque da sua entrada. Pense nas maçanetas, design, tipo de madeira, tons e aberturas possíveis, lembre-se também, que existem três modelos básicos de aberturas: abertura simples, porta de corres e porta pivotante.

Que estilos combinam melhor com a porta de madeira?
A porta de madeira é um material que serve como um ponto de harmonia entre diferentes estilos, no entanto, é importante se ater ao projeto da casa para pensar o projeto da porta, por exemplo: uma casa mais minimalista normalmente terá uma porta com menos detalhes e linhas mais retas. O importante neste caso, é seguir um padrão de estilos mas não necessariamente um padrão cromático.

Por que escolher portas externas de madeira?
A porta de entrada além de cartão de visita da sua casa, é uma grande aliada à segurança. Por serem muito resistentes aos desgastes causados pela natureza, as portas de madeiras maciças muitas vezes são as escolhidas para este propósito. Além disso portas de madeiras, são exemplos de versatilidade pois combinam com diferentes ambientes e estilos.

Vantagens
A madeira é um elemento que possui alto valor estético, pode ser entalhada e trabalhada em diferentes tamanhos e formatos. Possui colorações e aparências variadas, o que permite a sua junção com materiais como o vidro e o ferro. Além disso, é um material de grande durabilidade e resistência e por estes motivos pode ser utilizada tanto na parte externa como interna da residência. Os arquitetos da ODVO trabalharam com uma porta de correr feita a partir de ripas de madeiras moduladas, criando um efeito geométrico bem interessante neste ateliê.

Fonte: Homify (adaptado)