O visual rústico do piso de madeira mesclado com itens modernos é uma ótima inspiração para decoração das casas de campo. Quando bem projetado, o piso permite a ventilação de ar fresco na área amadeirada, amenizando a sensação de calor nos dias de sol muito forte.

Os pisos e os decks de madeira costumam ter uma ótima durabilidade, porém, para que estejam sempre em bom estado, alguns cuidados devem ser tomados desde a sua instalação.

O principal item é determinar o local de instalação. Para os decks de madeira, é aconselhável observar se por baixo do piso há condições favoráveis para o escoamento da água das chuvas; isso pode ser resolvido com caimento e ralo ou mesmo com um solo permeável.

A área em volta das piscinas e dos ofurôs precisa de um piso que, além de bonito, seja antiderrapante e tenha boa resistência à umidade e à insolação.

No mesmo local, é indicado o uso de madeiras nobres, previamente tratadas, resistentes a cupins e ao apodrecimento, como é o caso do ipê e da itaúba. Outra opção são os novos revestimentos: o porcelanato e o piso cimentício – que procuram imitar a madeira – e o plástico, feito a partir de materiais reciclados.

Na instalação, lembre-se de deixar o espaçamento necessário entre as placas para dilatação, evitando as fissuras e as tábuas empenadas. Essa regra vale para os pisos internos e externos.

Os decks de madeira, sempre expostos às ações do tempo, devem ser revestidos com verniz naval – responsável por protegê-los dos raios solares. A cada 6 meses, é necessário fazer a raspagem do produto e uma nova aplicação do verniz. Essa dica fará com que o seu piso dure em média 10 anos em bom estado.

O piso de madeira para ambiente interno deve receber a mesma manutenção que o deck. A diferença é o verniz utilizado: deve ser à base de água e sua raspagem pode ser feita uma vez ao ano.

Dicas do que não fazer

- Não encere um assoalho de madeira com acabamento em poliuretano.

- Não passe produtos de limpeza que deixem um filme ou resíduo.

- Não use limpadores de amônia ou sabonetes de óleo, pois afetam a sua capacidade de recobrir mais tarde.

- Não utilize esponjas ou palha de ação. Prefira um limpador de chão de madeira profissional para remover arranhões e marcas de sapato ocasionais.

- Não limpe o chão com um pano excessivamente úmido (a madeira naturalmente se expande quando é molhada em demasia).

- A madeira nos pisos e nos decks proporciona uma beleza única em ambiente externo, principalmente quando contrastado com uma área verde. Inspire-se!

Fonte: Permita-se viver