Conheça cinco vantagens em utilizar nesse tipo de móvel
Fazer melhor distribuição do espaço, conseguir aproveitar áreas perdidas para a organização e ainda dar um toque moderno para a decoração de cozinha. Sobre as bancadas ou dentro de armários, utilizar prateleiras de aramados é garantia de sucesso nesses três pontos do combo decorar + organizar, justamente pela funcionalidade e versatilidade das peças. Nossa dica: no final dessa matéria, uma vez escolhidas as melhores opções para você, limpas as bancadas e organizados os espaços internos e externos com prateleiras de aramados, você pode ir além. Apostar em outros detalhes e acessórios com lixeiras para pia, porta papel toalha, porta detergente e sabão, suporte para detergente e esponja (e por aí vai) vai deixar a cozinha ainda melhor decorada e organizada!

5 vantagens das prateleiras de aramados para organização e decoração de cozinha
1. Elas podem compor a decoração

Por exemplo: apostar em prateleiras de aramados que permitem deixar utensílios expostos na parede da bancada é uma ótima ideia de decoração de cozinha. Elas ainda otimizam o espaço de cozinhas pequenas e dão ao ambiente um visual moderno, independente do estilo que tenha elegido para a sua. Como estão disponíveis em branco e inox, o ideal é combiná-la com o resto das peças que vão ajudar na arrumação de espaços internos e externos e, assim, criar unidade visual no cômodo

É comum que cozinhas planejadas disponibilizem algumas opções de prateleiras de aramados para serem incluídas na hora da montagem do projeto (como escorredor de louças ou prateleiras giratórias para armários em “L”), e você pode complementar com o que mais for funcional. Dentro dos armários, elas normalmente podem ser encaixadas na estrutura do móvel, o que facilita a instalação, o uso e uma possível mudança de lugar, caso queira.

2. Elas são duráveis

Prateleiras de aramados são solução coringa para organização de quase qualquer espaço na casa. Na cozinha, especialmente, são boas opções por resistirem bem à umidade e pela facilidade de limpeza, já que são feitas de aço. Apenas com um pano úmido, é possível retirar poeira e até gordura; o que economiza bastante tempo e esforço de limpeza na cozinha. Como é possível mudar a maior parte das peças de lugar sem muito esforço, dá para aproveitá-las por anos (mesmo depois de uma repaginada no cômodo).

3. Elas ajudam a aproveitar melhor o espaço

Com prateleiras de aramados, espaços que aparentemente não têm utilidade ou ficavam mortos na cozinha se tornam funcionais. Uma forma muito comum de conseguir isso, por exemplo, é instalar aramados para aproveitar os vãos entre as prateleiras fixas do armário, que normalmente sobram na hora de fazer a organização da cozinha.

Para armários que ocupam quinas da cozinha e têm espaço interno de difícil acesso, existe a opção de prateleiras de aramado giratórias para dispor mantimentos. Ainda do mesmo material, é possível encontrar organizadores de gavetas, acessórios para organizar bancadas e pias, escorredores de louça, suportes para taças e canecas, cestos organizadores para espaços internos de armários e produtos que podem ser fixados atrás da porta dos armários para aproveitar o espaço (para armazenar tábuas de corte ou tampas de panela, por exemplo).

4. Você consegue soltar a criatividade, arrumá-las como quiser e até destiná-las para novos usos

Prateleiras de aramados existem em diversos formatos e tamanhos. Antes de partir para a parte da compra e instalação, é preciso pensar na madeira como deseja ordenar a cozinha e em tudo que ela precisa armazenar. Só dessa forma é possível saber em quais investir e como distribuí-las no espaço disponível, dentro e fora dos armários. É claro que todos os modelos encontrados no mercado foram pensados para um uso específico (existem peças feitas para armazenar temperos, por exemplo), mas nada impede que eles ganhem novas funções na cozinha de acordo com as suas necessidades.

5. Elas facilitam o dia a dia na cozinha

Ter uma cozinha organizada é a melhor forma de otimizar a rotina no cômodo. Uma vez que os armários estão arrumados por categoria e tudo está ao alcance das mãos (evitar o empilhamento é uma das máximas mais importantes do processo de organização!), é provável que você gaste muito menos tempo realizando tarefas – e também que se torne mais fácil saber o que você tem e o que falta na hora de fazer a lista de compras.

Fonte: Leroy Merlim