O MDF é um material versátil e pode ser usado para inovar a decoração dos ambientesresidenciais. As placas são usadas na montagem de estruturas, enfeites e até mesmo móveis, substituindo desta forma a madeira convencional. Além da facilidade para montar as peças, o MDF também se destaca pelo fato de ser ecologicamente correto.

As pessoas sentem receio de usar MDF na decoração, não confiando na resistência do material. No entanto, a realidade tem provado exatamente o contrário, já que as placas estão sendo adotadas nas divisórias de closets ou na restauração de móveis.

O MDF é uma ótima opção para quem gosta de artesanato, afinal, o produto pode ser empregado para confeccionar diversos trabalhos. Os painéis de fibras de madeira são fáceis de ser cortados, podendo assim servir para fazer esculturas, vasos, caixas decoradas, móbiles, enfeites de parede e outros objetos decorativos.

O MDF pode ser usado na confecção de enfeites

Antes de fazer qualquer mudança na decoração com o MDF, é necessário conhecer as propriedades deste material. As placas são resistentes, garantem estabilidade, podem ser parafusadas ou encaixadas. Outra vantagem do material está no fato de poder colar as peças com cola branca.

Como usar MDF na decoração?

QUARTO INFANTIL

O dormitório montado para a criança precisa ser confortável e decorado com cores suaves. Além dos móveis básicos que compõem o ambiente, é interessante inserir algumas peças de MDF para personalizar a decoração.

Os quadrinhos que ilustram as paredes podem contar com moldura em MDF, tal como os apliques que permitem criar verdadeiros cenários lúdicos no espaço vertical. O material será usado basicamente para reforçar a atmosfera infantil, através do desenho de animais, carrinhos, nuvens, estrelas, flores, barquinhos, entre outros. Construir uma luminária infantil com MDF também é uma forma de decorar o quarto infantil.

Enfeites para todos os Ambientes

Além de ser adotado para decorar o quarto da criança, o MDF também pode ser um grande aliado para mudar o visual de outros ambientes da casa. No quarto de casal, por exemplo, é possível aproveitar o material para fazer apliques e decorar a parede de maneira sofisticada.

Quando se trata de enfeite pendente, os painéis de fibra de madeira podem ser empregados na confecção de mandalas para decorar a varanda. Na sala, use o MDF para montar molduras de quadros, porta-retrato e espelho.

Fonte: Mad. Paraense.